Ratcatcher é um filme de 1999 escrito e dirigido por Lynne Ramsay . É o seu filme de estréia e foi exibido na Un Certain Regard secção no Festival de Cannes 1999 .
O filme ganhou prêmios suas diretor numerosos, incluindo o Prêmio Carl Foreman para Estreante em Cinema Britânico no BAFTA , o Troféu Sutherland no Festival de Cinema de Londres e do Hugo de Prata de Melhor Diretor no Festival de Cinema Internacional de Chicago .
Ratcatcher nunca recebeu um grande lançamento cinematográfico. Foi lançado em DVD pela Criterion Collection .
Ratcatcher/Caçador de Ratos
Ratcatcher é definido em Glasgow, 1973. A cidade, apesar de sua grandeza vitoriana, tem alguns esquemas com as piores condições de moradia na Europa Ocidental, como não há água quente corrente, sem instalações de banho e sem banheiro interno. A cidade é meio caminho através de um programa de re-desenvolvimento importante, a demolição destes regimes e de realojamento dos inquilinos em novos imóveis modernos. Os problemas nestes esquemas são um pouco agravada pelas binmen em greve, criando um perigo para a saúde suplementar e um terreno fértil para os ratos. O personagem principal, James, é um menino de 12 anos de idade, crescendo em um desses regimes, que está gradualmente esvaziando, como os inquilinos re-alojados sair. James, com o resto de sua família, espera pacientemente para ser realojadas.
O filme abre focalizou amigo de James Ryan Quinn, sendo obrigado a colocar suas botas de Wellington para ir visitar o pai. Ele quer jogar com James vez e foge, enquanto sua mãe não está olhando. Ele se encontra com James no canal e durante algum jogo rough-casa que ele está afogado, claramente com James levando grande parte da culpa.
James vive com suas duas irmãs, uma mais velha, mais jovem e sua mãe e pai. Seu pai é um mulherengo alcoólica.
O filme segue a James sensível, enquanto ele tenta chegar a um acordo com a sua culpa, e fazem sentido dos aspectos insensíveis de seu ambiente. Sua válvula de escape se chega quando ele pega um ônibus até o fim da linha e acaba em um ambiente rural, onde um conjunto habitacional novo está em construção. Ele explora a casa em construção, e maravilhas em reverência a seu ponto de vista da janela da cozinha: de um campo amplo de trigo chegar ao horizonte. Em uma cena central para o filme que ele sobe pela janela e foge para a liberdade feliz do campo.
James faz amizade com uma garota cujo vidros foram jogados no canal e se tornam próximos. Ela é o seu único alívio outro de seu ambiente doméstico. Ela tem problemas de sua própria, permitindo-se a ser abusado pela gangue local masculino. Os dois encontram conforto na companhia um do outro.
Em uma cena memorável, seu outro amigo recebe um rato de estimação como presente de aniversário. Depois que a gangue jogar o mouse em torno de fazê-lo "voar" seu amigo liga o mouse para um balão e nós vê-lo flutuar para a lua, onde se junta uma colônia inteira de ratos brincando na lua. O mesmo amigo cai no canal mais tarde e é resgatado pelo pai de James, fazendo-o brevemente em um herói local.
Os Quinns deixar a área, e no dia de deixar Sra. Quinn dá Tiago, o par de sandálias marrons que tinha comprado para Ryan no dia da sua morte.
Como James vê a sua família luta para sobreviver, e como sua amiga é sexualmente usada pela gangue local, desaparece sua esperança e ele se atira no canal. Como ele se afoga ele imagina sua família atravessando o campo de trigo para entrar em sua casa ideal.
Elenco
William Eadie ... James Gillespie
Tommy Flanagan ... George Gillespie
Mandy Matthews ... Anne Gillespie
Michelle Stewart ... Ellen Gillespie
Lynne Ramsay Jr. ... Anne Marie Gillespie
Leanne Mullen]] ... Margaret Anne
Thomas McTaggart - Ryan Quinn
Dirigido por Lynne Ramsay
Produzido por Gavin Emerson
Escrito por Lynne Ramsay
Estrelando Tommy Flanagan
William Eadie
Música de Rachel Portman
Cinematografia Alwin H. Kuchler
Edição por Lucia Zucchetti
Lançamento data (s) 12 de novembro de 1999 (Reino Unido)